quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Hackathon de Educação da Casa do Presente

Enquanto relembro um dos dias mais especiais que vivi, fotografia por fotografia, sou tomada por uma estranha (e maravilhosa) sensação de que ainda estou lá. Sentada no deck do quintal da Agência Tudo em um dia chuvoso, num turbilhão de ansiedade; conversando com os jovens mais incríveis que tive a oportunidade de conhecer, e trocando sentimentos com pessoas que acreditam no mesmo mundo que eu. O Hackathon de Educação da Casa do Presente {20/08} foi a experiência mais rica dos meus dezenove anos (que não são poucos). E é por isso que decidi compartilhar um pedaço dela aqui no blog.

Para quem não sabe, hackathon é “um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis”. O Hackathon de Educação da Casa do Presente reuniu um grupo considerável de estudantes de 14–19 anos com o propósito de ouvir o que os jovens têm a dizer a respeito do atual modelo educacional. Ao lado de nossos facilitadores dividimos um sábado inteiro de atividades com um só objetivo:

HACKEAR A ESCOLA


Conhecemos as histórias e projetos de especialistas em diversas áreas, como música, publicidade e educação, entre eles Gustavo Tanaka, Cleber Paradela e Elena Crescia. (Ainda quero escrever sobre os projetos que conheci lá, porque o time todo é incrível). Juntos compartilhamos frustrações e ambições baseadas em nossas experiências anteriores, inspirando a discussão de potenciais mudanças aliadas à questões como empatia, sustentabilidade e representatividade. Quebramos as barreiras que nos diferenciariam fora daquele quintal afim de co-criar um novo jeito de fazer educação.

Há quem diga que a nossa pauta seja uma fantasia, e eu só tenho a argumentar que, se assim for, eu devo ser um pônei, então. E que ótimo. Nós permitimos que ali se manifestasse a nossa verdadeira vocação, a de sentir mais e ser mais. Eu confio na magia que todos nós presenciamos naquele dia. O mundo em que eu acredito é feito de pessoas, e estou certa de que conheci uma parte significativa delas nesse evento. Somos todos idealizadores, transformadores, alunos e professores em unidade. E talvez eu seja pequena demais para o tamanho da minha gratidão pelo chamado que me levou de encontro às pessoas maravilhosas com que me conectei.


O Hackathon da Casa do Presente me colocou em frequência comigo mesma e com um universo sem limites para tudo, inclusive para mim. Como me disse no mesmo quintal o Thiago Ami, idealizador da Cidade-Escola Ayni, “tudo já é”. Desde então, eu aprendo todos os dias com essas palavras, e quanto mais me aproximo delas, mais gratidão eu sinto. As trocas genuínas de olhares, sorrisos, abraços e palavras construíram a essência de um dia inteiro, movimentando uma energia formidável. E quando revivo aqueles momentos, essa energia toma conta de mim como se fosse a primeira vez, como se fosse agora.

Trago comigo a certeza de que é assim que quero me sentir pelo resto da minha vida. ♥

Fotografias por EFFE4.
Conheçam a Casa do Presente.
Leiam também o depoimento do Renato Maciel.
Tecnologia do Blogger.
tai lacerda © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.