terça-feira, 18 de outubro de 2016

Workshop de Alimentação com Lis Cereja


Pé descalço na grama redescobrindo e re-significando o andar enquanto derrapa na terra; caules de folhas cortados com as mesmas mãos fracas que picam cebolas e tomates e abacates, procurando um jeito de tornar produtivo a tarefa que só requer ser sentida. Não é linda a liberdade que vivenciamos perto das coisas que não podemos controlar? E raras são as oportunidades que encontrei até hoje para apreciar essa beleza daqui do topo da cidade.

No último sábado (15 de outubro) a Casa do Presente organizou um workshop de Alimentação com a maravilhosa da Lis Cereja lá em Granja Viana. Foi o belo dia em que afundei meu pé na lama colhendo folhas de couve, tomei um leite docinho de cabra, experimentei semente de cacau, comi a melhor beterraba do mundo e refleti sobre a quantidade absurda de coisas que nos fazem acreditar que é impossível.

São impressionantes os reflexos sociológicos da nossa relação com os processos da natureza: a maneira como lidamos com o tempo, como manipulamos tudo que é verdadeiro para saciar nossa necessidade de controle, padronizando a natureza de todas as coisas — inclusive a nossa — e combatendo contra tudo que é inconstante e impermanente. A gente aprendeu a depender do controle, da estabilidade, das regras, das fórmulas. E permitir que a natureza seja o que ela é também é nos permitir.

Aprendi que a alimentação saudável é, acima de tudo, conexão.

Nos conectamos com a memória dos nossos ancestrais, com a história da nossa relação com o alimento, com a natureza do nosso corpo e a natureza fora dele, e com os processos que transcendem a nossa compreensão. Nos alimentamos de todos esses processos, nos alimentamos do trabalho no cuidado com o alimento e de toda energia que é colocada no seu cultivo. Plantar e produzir nosso próprio alimento é gerar vida, e nós nos alimentamos da vida que ali colocamos.




Se eu verbalizasse absolutamente tudo o que aprendi com a Lis cometeria o erro de diminuir toda a experiência na tentativa de alcançar um tipo de beleza que só pode ser sentida. O prazer da alimentação saudável vai além do sabor e das texturas, está no sentimento. Afinal, nos alimentar é um gesto de amor a nós mesmos e a tudo que nos cerca.

Lis, obrigada por compartilhar com a gente tudo o que a natureza te ensinou. ♥

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Casa do Presente no Google Brasil

Posso jurar que nem nos meus delírios de sonhadora eu imaginei esse dia. O dia em que eu conheceria o Google Brasil e falaria com um público sensacional sobre o que eu sempre acreditei. 2016 me faz a cada dia mais grata pelo instante em que decidi ser mais honesta com o que eu queria para mim e para o mundo. Eu consigo finalmente ver toda essa verdade e o amor que vem com ela se manifestando na minha vida, e sinto a mais vívida gratidão por todos os meus novos amigos e parceiros fazerem parte de tudo isso.

27 de setembro aconteceu a inauguração da Casa do Presente, a escola co-criada por alunos (nós!). O evento reuniu uma porção de gente inspiradora para apresentar o propósito da nossa Casa e mobilizar um novo jeito de fazer educação. Eu tive a felicidade de ser uma das representantes e me expressar a respeito de tudo que viemos debatendo desde o Hackathon de Educação da Casa do Presente ao longo do processo de co-criação.

Nossa missão não tem como objetivo criar uma educação revolucionária, mas sim inspirar alternativas, caminhos, movimento. Muitas destas alternativas já são vivenciadas por meio de projetos diferentes espalhados pelo mundo, e a Casa do Presente é parte significante dessa energia que vem sendo movimentada. Pudemos relevar tudo o que a nossa escola já é, afim de explorar juntos tudo o que ela ainda pode se tornar. 

“Não se pode falar de educação sem amor.” 
Paulo Freire


No evento, além de compartilharmos nossa experiência pessoal na idealização da escola, falamos de seus valores, apresentamos seus principais conteúdos e abrimos espaço para a manifestação de um público riquíssimo, dentro do qual ganhou voz uma diversidade louvável de projetos dentro da área. Foi um prazer indescritível conversar com algumas das pessoas que fizeram deste dia mais especial. Em uma realidade em que somos inseridos desde pequeninos em um modelo fundamentado na doutrinação, acabamos nos tornando os loucos por acreditar no ser. E a loucura nunca foi tão elucidante!

Maior do que a alegria de um sonho que se torna realidade, é um sonho que se realiza depois de ser sonhado ao lado de pessoas que a gente admira tanto quanto o resultado. Eu ganhei um lar pelo qual nunca pedi, porque não sabia que era possível. A Casa do Presente me fez acreditar na educação, nas pessoas e no presente. Acabei me dando conta muito cedo de que meus sonhos são mais reais do que tudo que já vivi.

Eu aprendi que somos capaz de qualquer coisa. Eu aprendi que é possível chegar nos lugares incríveis que queremos fazendo aquilo que executamos com simplicidade e amor, não importa o que for. Eu aprendi que estamos constantemente a um passo de quem nós gostaríamos de ser, e que um lampejo de intuição pode te levar a destinos surpreendentes. Eu aprendi que não estamos sozinhos. Aprendi que podem existir diversos mundos dentro de um mesmo planeta, e eu conheço um dos mais lindos.
Tecnologia do Blogger.
tai lacerda © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.